quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vassíli Kandinski








A obra de Kandinski transmitiu aos pósteros impressões diversas e até contraditórias, do impressionismo inicial ao expressionismo. Depois adquiriu caráter tão peculiar que até a vaga classificação de "pintura abstrata" não exprime seu fascínio pelo jogo de formas livres, capazes de causar tal sensação de dinamismo interno que afastaram Kandinski de todos os "ismos" precedentes e projetaram sua influência no futuro..
Vassili Vassilievitch Kandinski nasceu em Moscou em 16 de dezembro (4 de dezembro, no calendário juliano) de 1866.
Fez o segundo grau em Odessa e estudos de direito e economia em Moscou, mas logo abandonou os cursos para ir estudar pintura em Munique, onde em 1898 entrou para a Academia Real.
Fez viagens à Tunísia, França e Países Baixos, permanecendo em Paris quase todo o ano de 1906.
Participou depois, em Munique, do grupo reunido em torno do almanaque Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul) em 1911 e voltou para a Rússia em 1914.
.
Em Moscou, tornou-se professor da Academia de Belas-Artes, diretor do Museu de Cultura e fundador da Academia de Ciências Artísticas.
Em 1921, a convite de Walter Gropius, Kandinski deixou a Rússia e ensinou na Bauhaus em Weimar, depois em Dessau.
Com o fechamento, em 1933, da Bauhaus pelos nazistas, foi para a França e instalou-se em Neuilly-sur-Seine. Em 1939 naturalizou-se francês.
.
Evolução da obra
O período impressionista de Kandinski desenvolveu-se entre 1900 e 1905. Sua primeira exposição foi em Paris, enquanto ainda fazia parte do grupo "Phalanx", de Munique.
Em seguida atravessou uma curta fase fauve. Um dos fundadores, em 1909, da Neue Künstlervereinigung (Nova Sociedade Artística) de Munique, entre 1910 e 1914 atravessou seu período dito de abstração dramática.
.
Em 1911, com Franz Marc e outros expressionistas, esteve entre os que participaram de Der Blaue Reiter, onde declarou que "o problema da forma está ultrapassado". No ano seguinte, expôs com esse mesmo grupo em Berlim.
Em seu retorno à Rússia, Kandinski entrou em contato, em 1918, com os construtivistas Naum Gabo e Anton Pevsner, partilhando idéias do movimento. Sua obra mostrou-se mais racionalista, enquanto também participava da Bauhaus.
.
Obras confiscadas
Só em 1929 se organizou sua primeira exposição individual numa galeria de Paris: era, então, sua "grande síntese" pictórica.
Em 1937, na Alemanha, com o artista exilado há anos, dezenas de suas obras foram confiscadas pelos nazistas e várias delas expostas na mostra de "Arte Degenerada".
.
No auge do expressionismo, Kandinski escreveu Über das Geistige in der Kunst (1911; Sobre o espiritual na arte), em que procurou apontar correspondências simbólicas entre os impulsos interiores e a linguagem das formas e cores.
Bem distinta é sua posição em Punkt und Linie zu Fläche (1926; Do ponto e da linha até a superfície), explicação mais técnica da arte, testamento teórico de sua "época dos círculos", geometrismo lírico que precedeu a fase final de sua síntese da construção e inventividade.
Kandinski morreu em seu refúgio de Neuilly-sur-Seine em 13 de dezembro de 1944.
caroline nº8 5ªf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário