quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Andrea Pozzo

"[...]O Barroco foi um período da História da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI até ao século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contra-reforma. Didaticamente falando, o Período barroco, vai de 1580 a 1756.[...]"


Um dos nomes mais importantes da pintora Barroca é o italiano Andrea Pozzo que tem como destaque a obra A Glória de Santo Inácio.
















O Pintor que nasceu 1642 e virou padre jesuíta,estudou pintura em Milão e entrou para o noviciado da Companhia de Jesus aos 23 anos. De 1676 a 1678 decorou a igreja jesuíta de São Francisco, em Mondovì.
foi chamado a Roma pelo Padre Oliva, no fim de 1681.
Aperfeiçoou-se em Roma, onde viveu por muito tempo e começou a pintar o monumental teto da igreja jesuíta de Santo Inácio no final dos anos 1690. Residiu em Gênova e Turim e tem outros trabalhos em Modena, Arezzo e Montepulciano.
Morreu no ano de 1709.


A pintura barroca desenvolveu-se também nos tetos de igrejas e palácios. Essa pintura, de efeito decorativo, realizou audaciosas composições de perspectiva. Assim foi o trabalho de Andrea Pozzo (1642-1709) realizou para o " teto da igreja de Santo Inácio", em Roma. Essa obra impressiona pelo número de figuras e pela ilusão criada pela perspectiva.


















Giovanna Oliva 16 / 5F

Nenhum comentário:

Postar um comentário